Nos dias atuais, ainda encontramos muitas pessoas com dúvidas sobre a definição do que é a Geriatria.
Objetivamente: a geriatria nada mais é do que a especialidade médica que cuida das doenças mais prevalentes no envelhecimento e dos desdobramentos dessa fase da vida.
O médico que trata dessa especialidade está também apto a atender as doenças da terceira idade e nos desdobramentos do envelhecimento.
Quando se refere à pressão alta ou ao infarto, logo se visualiza um cardiologista. Quando se pensa em diabetes ou tireóide, lembramos do endocrinologista. Se alguém sofre de osteoartrite, procura o reumatologista. Isso vale para o geriatra em diversas situações.
Nada impede a procura desde cedo por orientações sobre como envelhecer de forma saudável. Gosto de dizer que muitas vezes o geriatra se depara com uma situação de final de linha e fica imaginando:
É cada vez mais comum, e criticada, a segmentação excessiva da medicina e da visão do paciente. Os grandes temas da medicina (hipertensão, diabetes, artrose) deveriam ser abordados por todas as especialidades, pois ainda é fundamental a visão global do paciente. Geriatras também cuidam destas doenças e só encaminham aos especialistas quando há necessidade.
Geriatria é a especialidade médica dedicada ao cuidado integral da terceira idade, com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.
Uma pessoa pode se consultar na geriatria a partir dos 60 anos de idade, sendo que as conversas com os médicos podem ser realizadas tanto para o tratamento de condições e doenças, quanto para o acompanhamento integral do processo de envelhecimento.
Em uma consulta com um médico geriatra, o paciente passa por testes diversos, que visam avaliar desde a memória até sua força muscular, auxiliando o médico a determinar um diagnóstico.
Muitas vezes, o trabalho da geriatria também é voltado à prevenção do aparecimento de condições e também à contenção de certas situações, como a recomendação de realização de fisioterapia para impedir que o paciente perca mais massa muscular, permitindo que o paciente mantenha sua autonomia e independência na melhor idade.
É bastante comum o geriatra trabalhar em conjunto com outros profissionais, como a psicologia, a fisioterapia, a nutrição, a terapia ocupacional e até a fonoaudiologia, o que amplia a visão integral do cuidado e possibilita o alcance dos melhores resultados possíveis para o indivíduo perante sua condição de saúde.
Doenças relacionadas ao envelhecimento:
É fácil perceber que os temas acima se desdobram em inúmeros, tornando esta especialidade extremamente abrangente. A geriatria envolve além da constante necessidade de visão geral e dos grandes temas da medicina, um conhecimento aprofundado das doenças que afetam a terceira idade.
Cadastre-se que em breve entraremos em contato com mais informações!
Desenvolvido por med_branding