A gerontologia consiste no estudo e abordagem do envelhecimento de uma forma ampla, não apenas médica como atua o geriatra (que é também um gerontólogo). A geriatria seria a área de atuação do médico gerontologista. A gerontologia engloba a geriatria e outras áreas mais.
Assim podemos ter um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, um nutricionista, um advogado, um arquiteto ou outro profissional com curso superior considerado gerontólogo. Desde que tenha formação voltada para o envelhecimento na sua área de atuação. Perceba que não foram citados apenas profissionais da área de saúde. Sim a gerontologia é ampla!
A Geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento.
Por conta disso, a geriatria ficou conhecida como a medicina do idoso, sendo que todos os aspectos da saúde de um paciente na melhor idade são avaliados por médicos dessa especialidade.
A geriatria trata de condições que tradicionalmente assolam idosos, como as quedas, a falta de equilíbrio, as dificuldades na hora de realizar movimentos, os problemas de memória, os diferentes tipos de demência, a incontinência urinária e a osteoporose, mas também condições que podem ser encontradas em todas as idades, como a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto e até mesmo a depressão.
A geriatria e a gerontologia são duas áreas que tratam o idoso e, por isso, muitas vezes há uma confusão quanto a abordagem de cada uma. No geral, a GERIATRIA é um ramo da medicina, ou seja, ele estuda, diagnostica, trata e previne condições, enquanto a GERONTOLOGIA é uma ciência que se dedica somente ao estudo do envelhecimento como um todo e pode envolver outros profissionais como assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Cadastre-se que em breve entraremos em contato com mais informações!
Desenvolvido por med_branding