Pesquisar
Close this search box.

Dúvidas

Esta seção é destinada para esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre Geriatria e Gerontologia.

Nos dias atuais, ainda encontramos muitas pessoas com dúvidas sobre a definição do que é a Geriatria.

Objetivamente: a geriatria nada mais é do que a especialidade médica que cuida das doenças mais prevalentes no envelhecimento e dos desdobramentos dessa fase da vida.

O médico que trata dessa especialidade está também apto a atender as doenças da terceira idade e nos desdobramentos do envelhecimento.

Quando se refere à pressão alta ou ao infarto, logo se visualiza um cardiologista.  Quando se pensa em diabetes ou tireóide, lembramos do endocrinologista. Se alguém sofre de osteoartrite, procura o reumatologista. Isso vale para o geriatra em diversas situações.

Nada impede a procura desde cedo por orientações sobre como envelhecer de forma saudável. Gosto de dizer que muitas vezes o geriatra se depara com uma situação de final de linha e fica imaginando:

“Se esse paciente tivesse feito isso 20 ou 30 anos atrás, a situação hoje seria outra.”

É cada vez mais comum, e criticada, a segmentação excessiva da medicina e da visão do paciente. Os grandes temas da medicina (hipertensão, diabetes, artrose) deveriam ser abordados por todas as especialidades, pois ainda é fundamental a visão global do paciente. Geriatras também cuidam destas doenças e só encaminham aos especialistas quando há necessidade.

Saiba Mais

A gerontologia consiste no estudo e abordagem do envelhecimento de uma forma ampla, não apenas médica como atua o geriatra (que é também um gerontólogo). A geriatria seria a área de atuação do médico gerontologista. A gerontologia engloba a geriatria e outras áreas mais.

Assim podemos ter um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, um nutricionista, um advogado, um arquiteto ou outro profissional com curso superior considerado gerontólogo. Desde que tenha formação voltada para o envelhecimento na sua área de atuação. Perceba que não foram citados apenas profissionais da área de saúde. Sim a gerontologia é ampla!

Saiba Mais

Com a idade, principalmente a partir dos 40 e 50 anos, muitas doenças começam a despontar. E é preciso atenção: principalmente nesta fase da vida, e daí por diante, uma simples doença pode influenciar diversos sistemas e há a necessidade de se ver o todo constantemente. A geriatria surgiu nesse contexto, para examinar de forma holística os pacientes com mais idade. Mas, afinal, quando procurar um geriatra?

Apesar de ser reconhecida como a medicina do idoso, a geriatria não é indicada apenas para velhinhos. Podemos (e sugere-se) procurar um geriatra desde jovens, visto que toda população precisa ter um clínico geral e o geriatra também faz parte deste grupo, sendo um especialista focado nas doenças mais prevalentes com o envelhecer (que começa a partir dos 30 anos, quando o corpo atinge o seu ápice de rendimento) e sua prevenção.

Saiba Mais

Estamos diante de uma pergunta muito difícil.

Encontrar-se no papel de cuidador, sendo encarregado pelo bem-estar geral de seu ente querido, traz responsabilidades, incertezas e muitas vezes profunda angústia. Estes sentimentos, na maioria das vezes, recaem sobre o fato de não saber lidar muito bem com o próprio idoso, não conhecer muito bem a evolução das suas doenças e principalmente, sobre o sentimento de impotência frente finitude da vida.

Saiba Mais

Tratamento de doenças comuns para a faixa etária como:

Imobilidade;
Incontinência urinária;
Problemas de concentração e memória;
Alzheimer e outras demências;
Osteoartrite;
Osteoporose;
Hipertensão;
Tontura;
Doenças cardíacas;
Diabetes;
Afecções da tireoide;
Doença de Parkinson;
Polifarmácia;
Depressão;
Ansiedade;
Instabilidade postural e prevenção de quedas;
Desnutrição no idoso;
CuidadosPaliativos no idosos;
Suporte familiar.

Atendimento domiciliar

Para pacientes acamados, com grande dificuldade de locomoção ou mesmo para comodidade do paciente e sua família.

Estudos apontam que o conhecer o ambiente em que o indivíduo vive, sua realidade pessoal e social, é capaz de proporcionar conhecimentos mais aprofundados do paciente, facilitando a promoção de ações voltadas à situação real do indivíduo e sua família, identificando melhor suas necessidades especificas, proporcionando assim, aprofundamento no tratamento individualizado.

Entre em contato e solicite uma consulta médica em casa.

Atendimento ambulatorial

Com toda a comodidade e recursos oferecidos pela clínica, em atendimento no consultório médico.

Entre em contato e agende uma consulta geriátrica.

Teleatendimento

Através de telemedicina, a consulta é realizada por vídeo-chamada.

É um recurso preferencialmente usado para coleta de informações, retirada de dúvidas e para tratamento de queixas menos complexas.

Tem o benefício geográfico, em que a consulta pode ser realizada de qualquer cidade; e ainda tem o benefício da otimização de tempo, em que não seja possível aguardar pela consulta presencial, por motivos estratégicos, por exemplo. Vale ressaltar que nada substituiu o exame clínico presencial do médico, principalmente se tratando de queixas complexas e doenças graves.